Todos nos sabemos que as cores, letras, tipos de rótulos e até o posicionamento dos produtos em uma prateleira de supermercado estão cuidadosamente dispostos de uma forma para nos atrair a atenção e comprar mais.
Com as caixas de cerais isso não seria diferente.A grande diferença é que, ao invés de tentar manipular os adultos, as embalagens de cereais infantis tem outro alvo.
Ao compararmos diversas marcas de cereais dispostas em um supermercado podemos notar que a grande maioria dos personagens estão olhando para baixo e, não acidentalmente, mirando as crianças.
Essa "encarada" pode resultar no favoritismo de uma criança por uma certa marca, levando os pais a acreditarem que a decisão foi tomada por seus filhos sem nenhuma influência.
Há uma ciência por trás desse ângulo de visão dos mascotes e sobre o posicionamento de produtos nas prateleiras. O Dr. Brian Wansink, que estuda este ramo da psicologia, comenta no vídeo abaixo (em inglês) um pouco sobre o assunto.
Ao comprar um produto em supermercado ou internet tenha certeza de estar fazendo isso por necessidade, não por estar sendo influenciado pela propaganda.
Compartilhe essa pesquisa com seus amigos que têm filhos afim de alerta-los sobre pesquisas deste tipo, não só com cereais mas com qualquer outro tipo de artigos para crianças.
Se conhece algum outro produto que utiliza dessa psicologia para promover suas vendas, deixe nos comentários.