. Plezi: NASA prepara lançamento de disco voador que ajudará em viagens tripuladas para Marte

NASA prepara lançamento de disco voador que ajudará em viagens tripuladas para Marte


A Nasa vai tentar mais uma vez lançar ao espaço, a partir desta segunda-feira, uma nave em formato de disco voador projetada para expedições longas, que serviria para eventuais missões a Marte. O teste já foi adiado três vezes devido ao mau tempo na base militar americana da ilha de Kauai, no Havaí, conhecida como Pacific Missile Range Facility. 

Disco voador LDSD será lançado de uma base no Havaí. Caso o experimento seja bem sucedido, significará um passo importante para viagens tripuladas ao planeta vermelho.


Se as condições estiverem adequadas, um enorme balão meteorológico vai "rebocar" o disco Low-Density Supersonic Decelerator (LDSD) até a estratosfera, de onde irá decolar alcançando uma altitude de 32 quilômetros acima da Terra. A nave poderá atingir uma velocidade quase três vezes maior à do som. Em seguida, os responsáveis pela missão vão liberar o LDSD para disparar seus foguetes e experimentar sua peça principal: um paraquedas supersônico gigante, medindo 30 metros de diâmetro.


Os curiosos poderão acompanhar a missão por vídeo, já que o teste será transmitido ao vivo com a ajuda de quatro câmeras que estarão a bordo da nave em forma de disco.

"Você pode ver o mesmo vídeo que eu, ao mesmo tempo", diz, empolgado, Mark Adler, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, em um comunicado. "O teste deste ano vai se focar na performance de nosso paraquedas supersônico. Achamos que temos um projeto apto para enfrentar o desafio, mas a prova estará no lançamento, e o lançamento será feito ao vivo para todo mundo ver".

O ano passado, quando a LDSD foi testada pela primeira vez, a performance do paraquedas foi o único problema. Ele não se desdobrou corretamente, portanto não inflou como esperado. Desta vez, um novo modelo posto à prova: o paraquedas Supersonic Ringsail, que a NASA diz ser o maior já usado. Como a atmosfera de Marte é muito fina, qualquer paraquedas para ajudar a aterrissar uma espaçonave pesada, de rápido movimento, precisa ser bem mais forte do que o convencional.

Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a agência está testando o aparato feito com tecnologia de nova geração, conhecido como Supersonic Ringsail - que poderia permitir que naves ainda mais pesadas pousem suavemente.

Como a Nasa planeja missões ambiciosas para Marte - construindo as bases até mesmo para expedições humanas mais complexas - a espaçonave, que precisa aterrissar com segurança na superfície do planeta, fica cada vez maior e mais pesada, já que precisa acomodar estadias prolongadas dos exploradores. O primeiro voo de teste do disco voador foi feito em junho de 2014, e um outro voo está programado para 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...