. Plezi: Menina de 10 anos estuprada fica grávida mas tem seu pedido de aborto negado

Menina de 10 anos estuprada fica grávida mas tem seu pedido de aborto negado


Uma menina deu entrada num hospital pediátrico no Paraguai reclamando de dores abdominais. Após observação, os médicos descobriram que a menina estava grávida de 22 semanas. Foi imediatamente aberto um processo de investigação criminal. A conclusão a que se chegou foi que a menina pode ter sido violentada pelo padrasto.


Em 28 de abril de 2015, a mãe da menina entregou uma petição ao hospital pediátrico onde sua filha se encontra com o pedido de aborto. Os familiares da menina apelam para que seja aberta uma exceção para este caso, e que seja aceito o pedido de aborto.

O grande problema é que no Paraguai o aborto é proibido. Exceto em casos em que a gravidez coloque em risco a vida da mãe. No entanto e de acordo com as autoridades de saúde a mãe não se encontra em risco de vida.

Guadalupe Marengo ,oficial da Amnistia Internacional, afirmou que "O impacto físico e psicológico de forçar esta jovem a continuar com uma gravidez indesejada é equivalente à tortura". Mesmo não correndo risco de vida, a menina ainda é muito nova, "o corpo da menina não está totalmente desenvolvido para uma gravidez".

O caso tem causado grande comoção internacional, com protestos em diversos países, inclusive no Brasil. Até foi criada a hashtag #NiñaEnPeligro para chamar atenção para a campanha.


Na quinta feira, 30 de março, a resposta de Antonio Barrios, atual ministro da saúde do Paraguai, foi que o pedido não poderá ser aceito e que a menina terá de levar a gravidez até ao fim, pois a mesma não está colocando sua vida em risco. Barrios afirmou ainda que a menina irá ser transferida do hospital pediátrico onde se encontra, para o hospital da cruz vermelha de Assunção. 

Posteriormente ao nascimento do bebé o departamento da justiça irá discutir e decidir quem ficará com a custódia da menina e do bebé, afirmou ainda Barrios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...